O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 11/05/1962
Emancipação Política: 11 DE MAIO DE 1962
Gentílico: LAGOADANTENSE
Unidade Federatíva: RIO GRANDE DO NORTE
Mesorregião: AGRESTE POTIGUÁ
Microrregião: AGRESTE
Distância para a capital: 109 KM

Dados de características geográficas

Área: 105,65
População estimada: 6227
Densidade: 58,90
Altitude: 148
Clima: SEMIÁRIDO
Fuso Horário: Hora de Brasília (UTC-3)
Lagoa d'Anta é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2010, sua população é de 6.227 habitantes.
Elevado a categoria de município com a denominação de Lagoa d'Anta, pela lei estadual nº 2788, de 11-05-1962, desmembrado de município de Nova Cruz, sede no atual distrito de Lagoa d´Anta. Constituído do distrito sede. Instalado em, 30-03-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

No entanto, sua ocupação pela posse das terras é bem mais antiga. O crescimento da população existente na região se deu no final do século XVIII com o aparecimento de fazendas de gado estrategicamente posicionadas à beira de lagoas. Toda sua história de povoação é recente, com impulso no século XX, mais precisamente no governo de Ferreira Chaves (1914-1919) ou no final do governo de Alberto Maranhão, com a construção de estradas articulando os lugares mais povoados com aqueles que se firmaram na rede urbana de Lagoa d’Anta-RN.

A partir desse período o desenvolvimento do município foi impulsionado com a construção de estradas integrando o município de Nova Cruz-RN, ao qual Lagoa d’Anta pertencia, e a outras cidades do Rio Grande do Norte.

A história de Lagoa d’Anta-RN, começa a partir de 1875 (século XIX), com a chegada do Senhor Narciso da Silva em nosso município, que veio da Região do Seridó, do Estado do Rio Grande do Norte fixar morada neste município. Aqui chegando instalou-se na localidade denominada Baixa Grande, entre as localidades: Sítio Pau-Queimado de Cima e a Lagoa do Pedro.

Segundo a Senhora Joaquina Narciso, (neta do Senhor Narciso) naquela época ninguém comprava terras, a coisa funcionava através de “piquête” ou seja, a pessoa marcava e tomava posse das terras. Então o fazendeiro, patrão do Senhor Narciso, indicou uma terra onde existia uma grande lagoa, na qual havia várias antas. O lugar, era considerado muito próspero e ideal para viver. Ele então deslocou-se para essa terra, que era Lagoa das Antas, considerada terra fértil, própria para a criação de gado e culturas de feijão, milho, batata, mandioca e outros produtos agrícolas.

Chegando aqui por volta de 1895 o Senhor Narciso da Silva remarcou suas terras, que começavam da Igreja Católica, até as imediações do Pau-Queimado de Cima. Dona Joaquina conta sorrindo que seu avô, Narciso, pegou uma índia a “casco de cavalo,” ou seja, ele montou num cavalo e começou a correr atrás da índia mata a dentro, nas primeiras tentativas não conseguiu. Depois continuou a perseguição e conseguiu captura-la, amarrou-a e trouxe para sua casa, que ficava localizada em frente ao atual Posto de Saúde da nossa cidade, por trás da Igreja Matriz. Então Narciso casou-se com a índia e juntos tiveram 13 filhos: criaram-se 7, foram eles: Francisco Narciso da Silva, Antonio Narciso da Silva, Manoel Narciso da Silva e José Narciso. As mulheres foram: Josefa Narciso da Silva, Mariana Narciso da Silva e Paulina Narciso da Silva. Essa foi a primeira geração da família Narciso. Eles foram os primeiros habitantes do nosso município.

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

Brasão do Município


Bandeira do Município


NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 45 dia(s)

Nesta segunda-feira (11/03), iniciou o Cadastro do Programa Peixe na Mesa, em alusão a semana Santa.

Documentos necessários para o cadastro de Peixe: Comprovante de Residência:, Número do NIS e CPF. Local do cadastro: Secretaria Municipal de Assistência Social.

#JuntosPeloPovo Há 45 dia(s)

COMUNICADO - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, COMUNICA AOS AGRICULTORES DO NOSSO MUNICÍPIO, QUE NESTA SEGUNDA-FEIRA (11/03), SERÃO DISTRIBUÍDAS SEMENTES PARA PLANTAÇÃO.

#Saúde Há 80 dia(s)

DIA D - VERÃO PROTEGIDO

- Verificação de sinais vitais - Testes rápidos - Vacinas

#Comunicado Há 90 dia(s)

COMUNIDADO IMPORTANTE!

Comunicado Importante da Secretaria Municipal de Assistência Social.

#Saúde Há 141 dia(s)

Vem aí mais uma ação da saúde do trabalhador

Hoje, dia 6 de dezembro de 2023, teremos atendimento médico, odontológico e nutricional. A partir das 19h na UBS I - Centro.

#NovembroAzul Há 154 dia(s)

Novembro Azul na UBS II

Campanha da UBS II Lagoa D'Anta, reforça os cuidados e conscientização sobre a saúde do homen e ao combate do câncer de próstata.

#NovembroAzul Há 155 dia(s)

Novembro Azul na UBS I

Campanha da UBS I reforça os cuidados e conscientização sobre a saúde do homem e ao combate do câncer de próstata.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito